Unidades


Inaugurada no dia 11 de junho de 1966, a primeira Matriz da Editora FTD situava-se na Rua Lavapés, no bairro do Cambuci, em São Paulo. Com o tempo, as necessidades da empresa levaram os Irmãos Maristas a transferir a Matriz para outro local, mais espaçoso, e que comportasse a nova estrutura organizacional que se expandia. Foi assim que, no início da década de 1970, os Maristas adquiriram o prédio localizado na Rua Rui Barbosa, no bairro da Bela Vista.

Hoje, trabalham na Matriz mais de 150 colaboradores, distribuídos na Presidência, no Jurídico, na Tecnologia da Informação, na Manutenção, no Almoxarifado, no Depósito, no Correio, na Expedição, na Controladoria, em Suprimentos e Logística, na Engenharia de Segurança, em Gestão de Pessoas, no Comercial e Marketing, entre outras áreas, setores e departamentos.

O prédio que abriga o Editorial se localiza na Rua Manoel Dutra, 225, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Nele, atualmente, trabalham cerca de 160 colaboradores. É lá que os projetos editoriais são desenvolvidos. O processo tem início quando os autores enviam os originais à Editora FTD. A partir daí, esse processo abrange análise, estruturação e adequação do conteúdo e criação e desenvolvimento do projeto gráfico, sempre buscando os mais altos padrões de qualidade.

A equipe conta com editores e especialistas em Educação nas diversas áreas de ensino, que acompanham as mudanças pedagógicas para que se ofereça ao mercado o que há de mais eficiente no setor, tanto para alunos quanto para professores. Além disso, estão presentes profissionais da área de arte e pesquisa, que colaboram para que o conteúdo seja oferecido de forma artística e didática.

Este edifício é composto de diversos editoriais e departamentos:

• Editorial de Língua Portuguesa
• Editorial de Matemática
• Editorial de Ciências Naturais
• Editorial de Ciências Sociais, Artes e Línguas Estrangeiras
• Editorial de Projetos Especiais, Literatura e Ensino Religioso
• Editorial de Ensino Médio
• FTD Sistema de Ensino
• Departamento de Arte e Biblioteca

A Editora FTD possui seu próprio Parque Gráfico, localizado em Guarulhos, município da Grande São Paulo. Conta com cerca de 900 colaboradores no período de maior demanda (setembro a dezembro), incluindo efetivos, temporários, terceirizados, aprendizes e estagiários. É um dos mais bem equipados parques gráficos do segmento de livros didáticos, com 60 mil metros quadrados de área total e 51 mil metros quadrados de área construída.

No Parque Gráfico, o livro passa, primeiramente, pela Pré-Impressão, composta de setores de recebimento de trabalhos, manipulação de arquivos, CTP (computer to plate), cópia convencional, montagem e impressão digital. Posteriormente, na Produção, o livro é impresso em máquinas planas ou rotativas, dependendo da sua tiragem. A etapa seguinte é a do Acabamento (grampo, brochura, costura, espiral ou capa dura) e junção com as capas, que podem ser totalmente envernizadas ou em áreas previamente determinadas. Depois de impressos, os livros passam pelas áreas de Suprimentos e Logística, que cuidam de setores como: Compras, Recebimento, Almoxarifado, Embalagem, Armazenagem, Expedição e Transporte, que garantem a entrega dos produtos a todo o Brasil.

Filiais

Editora FTD possui nove filiais responsáveis pela distribuição e venda de livros. Equipes de divulgação externa realizam visitas constantes a escolas, livrarias e órgãos públicos, levando os mais recentes lançamentos e colhendo informações sobre os produtos adotados. Todas as filiais possuem um showroom(sala dos professores) no qual são expostas as principais obras. Lá, os professores recebem atendimento personalizado, preenchem um cadastro para recebimento de material de divulgação e podem adquirir livros com desconto especial.

Após o período de maior demanda (dezembro a fevereiro de cada ano), as filiais organizam palestras com os autores, atraindo grande quantidade de professores e pedagogos interessados em conhecer as obras adotadas e em aprender a usá-las da melhor forma possível em seu trabalho.

Clique aqui e confira qual o estabelecimento FTD mais próximo de você.

Distribuidores

Catorze distribuidores trabalham com a distribuição e a venda dos produtos FTD. Os distribuidores são pessoas jurídicas e seu trabalho em muito se assemelha ao das filiais. Eles possuem seus próprios divulgadores, que fazem o trabalho externo, visitando escolas e prefeituras e atendendo às mais diversas solicitações do corpo docente e demais clientes.

Os estabelecimentos dos distribuidores, assim como as filiais, possuem uma Sala de Atendimento ao Professor, onde fica localizado o showroom dos livros FTD. Ali são atendidos os professores das redes pública e particular.

Clique aqui e confira qual o estabelecimento FTD mais próximo de você.

Casas de Atendimento

Fazer parte do dia a dia de professores e alunos e contribuir para o processo de aprendizagem é um grande privilégio. Sendo assim, além de inovar constantemente no conteúdo, na apresentação gráfica e no acabamento de suas obras, a Editora FTD tem à disposição dezenove casas de atendimento ao professor espalhadas em pontos estratégicos do país. Essas casas têm como objetivo principal oferecer um atendimento personalizado para os professores da região em que estão localizadas.

Clique aqui e confira o estabelecimento FTD mais próximo de você.